Treinamento focado no emagrecimento
-No Brasil, assim como, na maior parte no mundo o treinamento com foco no emagrecimento tem ainda como objetivo principal a estética corporal. Isso ainda é notório nas mídias, principalmente, nas redes sociais.
-Mas a ideia de emagrecimento vai muito além de um corpo perfeito. Manter-se no peso ideal é uma questão de saúde e longevidade.
-O excesso de gordura corporal, além de ser fator de risco para diversas doenças, prejudica o desempenho físico, pois limita movimentos e induz à fadiga precoce devido à sobrecarga que impõe ao organismo.
-Na ânsia de obter resultados satisfatórios e rápidos, muitas pessoas não se preocupam em saber quais atividades são mais indicadas e seguras para a perda de peso. E o principal: que cada organismo responde de uma maneira e que o processo de emagrecimento pode ser longo.
-Para otimizar esse processo é necessário planejamento, principalmente para quem necessita eliminar muita gordura.
-Pensando nisso, desenvolvi um treinamento focado no emagrecimento(SS72), no qual o indivíduo pode perder de 4 a 6 kg em um mês,diminuir em até 12 cm de circunferência abdominal e ainda acelerar o seu metabolismo,pois nesse método, o metabolismo do aluno continua acelerado por até 72 hrs após o treino, otimizando a queima de gordura. Esse programa é uma junção do HIIT(High intensity interval training) com o LPF(Low Pressure Fitness (Técnica da Barriga Negativa ).
-Porém, sabe-se que o exercício não é fator primordial para perda de peso. Há a necessidade de um déficit calórico, cuja magnitude é facilmente controlada pela dieta. Contudo, o exercício exerce um papel crítico na perda e manutenção do peso corporal.
-E, para que o conjunto “dieta e exercícios” funcione para o emagrecimento é necessário que o balanço energético seja negativo, ou seja, que o organismo gaste mais energia do que consuma.
-E, nesse caso, o exercício físico entra como fator importante, pois o indivíduo consegue manter a massa muscular enquanto perde massa gorda.
-Mas, como toda e qualquer prática, o treinamento focado no emagrecimento requer cuidados durante o processo para que não haja riscos de lesões nem desequilíbrio metabólico.
-Excesso de peso é um fator de risco para a saúde e isso já é um bom motivo para as pessoas começarem a mudar seus hábitos em busca de uma maior longevidade e uma vida mais saudável.
-A dieta por si só já tem um bom efeito. Porém, o treinamento focado no emagrecimento, quando bem aplicado, pode acelerar este processo.
-Além de o exercício proporcionar um maior gasto diário, maior mobilização de gordura em consequência tanto da maior atividade do tecido adiposo durante sua execução quanto sua ativação pós-execução, ele provoca um aumento na taxa metabólica de repouso e possível aumento na resposta termogênica ao alimento, perda mínima de massa corporal magra, melhora do estado psicológico, retardo da diminuição da taxa metabólica basal que ocorre com as restrições alimentares e talvez, um controle melhor do apetite.
-E quando a dieta não está surtindo o efeito desejado e mesmo o indivíduo se exercitando de forma regular não consegue emagrecer (lembrando que não necessariamente é o peso na balança diminuir e sim a perda de massa gorda estimada na avaliação física), há que se repensar o treinamento focado no emagrecimento, a fim de focar na redução da gordura corporal.
-Quando se pensa em emagrecimento, precisamos pensar em fazer o corpo utilizar as reservas adiposas como fonte energética.
-Assim, conclui-se que emagrecer está ligado diretamente ao gasto energético, ou seja, nesse caso é preciso gastar mais do que se consome em termos de calorias.
-Mas não é sair fazendo mais exercícios, e sim, adequar a dieta ao treinamento focado no emagrecimento e repensar o treino em si com ajustes da intensidade e do volume.
-As atividades têm gastos calóricos diferentes e cada vez mais se tem a certeza de que o que vale para cada exercício é o seu gasto calórico total e não apenas durante a execução.
-O importante antes de tudo é gostar do exercício e praticá-lo por prazer e não por obrigação. Assim, a perda de peso com redução da gordura corporal vai ser uma consequência natural.
-Esse é um dos melhores métodos que utilizo com os meus alunos para o processo de emagrecimento:
*HITT (High Intensity Interval Training)- Treino Intervalado de Alta Intensidade.
Muitos estudos hoje afirmam que o melhor treinamento focado no emagrecimento é aquele intermitente, de alta intensidade com intervalos curtos.
-O HITT possui exercícios que duram de 4 a 12 minutos e as sessões, em torno de 20 a 30 min que podem ser feitas 3 vezes por semana. E o melhor: em qualquer lugar, pois não é necessário o uso de aparelhos para sua execução.
-A característica principal deste treino é utilizar exercícios vigorosos com um intervalo pequeno entre eles.
-A intensidade de execução desses exercícios deve manter a frequência cardíaca entre 85 a 100 % da frequência máxima de treinamento comparada aos exercícios aeróbicos moderados que mantêm a frequência cardíaca entre 65 a 75 % da máxima.
-Qualquer exercício cardiovascular pode ser realizado com intervalos de alta intensidade (também conhecidos como picos de intensidade) e podem ser executados em uma esteira, uma máquina de remo, uma bicicleta elíptica, escalando montanhas, uma bicicleta ergométrica, na piscina, calistenia (peso corporal)ou na rua correndo.
-Nesse caso, os exercícios aeróbicos de baixa a moderada intensidade podem ser transformados em exercícios intervalados e de alta intensidade, tudo vai depender da montagem do treinamento focado no emagrecimento e da condição física do indivíduo.
*LOW PRESSURE FITNESS(Técnica da Barriga Negativa) consiste em uma metodologia,a qual irá fazer o abdômen se tornar negativo, fazendo o acoplamento e realinhamento dos órgãos,diminuindo a gordura abdominal e melhorando a função intestinal,auxiliando dessa forma no processo de emagrecimento.
-É importante que seja feita uma avaliação prévia tanto do ponto de vista cardiovascular quanto ortopédica evitando eventos cardiovasculares, tendinites, sobrecarga articular e lesões musculares.
*Outra modalidade que foco para os meus alunos que visam o emagrecimento é o Treinamento Funcional.
Veja a seguir como ele funciona e que benefícios ele pode trazer a seus praticantes:
-Treino dinâmico que simula os movimentos do dia a dia como agachar, pular, correr, empurrar, puxar, utilizando acessórios além do peso do próprio corpo.
-Desenvolve coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória ajudando no processo de emagrecimento devido aos movimentos executados integrarem todos os grupos musculares e não trabalharem apenas músculos isolados.
-Para iniciantes é recomendado começar com treinos de 2 a 3 vezes por semana, mas com o progresso poderá ser praticado todos os dias.
-Para perder peso, o treinamento focado no emagrecimento deve estar lado a lado à uma dieta balanceada e controlada. Quando tiver estabelecido um bom padrão de treinamento, focar na nutrição, já que ela é o fator mais importante em um programa de emagrecimento,pois 90 % de um processo de emagrecimento vêm da alimentação e 10% da atividade física.
Passar por uma avaliação física é importante, ao passo que esta lhe dará informações a respeito do seu estado atual de saúde, do seu percentual de gordura e qual seria seu peso ideal.
-Com o exercício a pessoa acaba sentindo mais fome, tendo que tomar cuidado com os excessos e alimentos que engordam.
O maior erro cometido é treinar demais e comer errado, por exemplo, ficar muito tempo em jejum ou cortar totalmente os carboidratos (eles que dão energia para o treino);
Exercícios de alto impacto são contraindicados para quem tem sobrepeso e principalmente já está diagnosticado com algum grau de obesidade. O peso se torna uma sobrecarga prejudicando as articulações.
Exercícios de alta intensidade podem ser ruins para a saúde de quem está acima do peso devido a sobrecarga e exaustão características. Isso serve também para quem está iniciando uma atividade física e quer resultados imediatos.
Parar de comer é muito ruim, pois o metabolismo diminui o ritmo para estocar. O corpo passa a armazenar energia ao invés de gastá-la.
Praticar um exercício que não proporcione satisfação e prazer é inimigo do treinamento focado no emagrecimento. Primeiramente é difícil alguém se manter por muito tempo em algo que não o satisfaça e, segundo, isso vai causar estresse que libera cortisol no organismo e esse sim é inimigo número 1 da queima de gordura;
-O que realmente é importante quando se trata de treinamento focado no emagrecimento ou manutenção de peso é se exercitar. Qualquer tipo de exercício contribui, desde que, combinado a uma alimentação controlada, pois o emagrecimento depende do balanço energético negativo.
-Além disso, os exercícios devem estar inseridos dentro de um programa de treinamento para emagrecimento, com métodos, volume e intensidade de acordo com o histórico de saúde e condições físicas do indivíduo.
-A escolha do programa de treinamento juntamente com a dieta serão fatores essências na perda de gordura, mas para que seja efetivo, o indivíduo deve estar engajado nesse objetivo e motivado.
-Portanto, o mais importante, é a pessoa ter prazer na prática da atividade física escolhida, nem que para isso experimente diversas modalidades até realmente sentir a que mais lhe agrada. Com isso, com certeza, o emagrecimento vem de brinde.